Entre em contato através do nosso WhatsApp.
Contato Via

Lançamento de portal assegura construção democrática do Plano Municipal de Cultura

Publicado em 28 de setembro de 2022

BRUNO VICENTE

A Prefeitura de Cuiabá lançou nesta quarta-feira (21) o portal para elaboração do Plano Municipal de Cultura. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, representa um divisor de águas na história da capital mato-grossense que, pela primeira vez em seus 303 anos, terá um instrumento efetivo de políticas públicas voltado especificamente para este setor.

O portal já está em funcionamento e pode ser acessado por todo cidadão que deseja contribuir com a construção do Plano, que irá direcionar as ações da Administração Municipal pelos próximos 10 anos. Com a disponibilização do site (cultura.cuiaba.mt.gov.br), a Secretaria pretende tornar esse processo mais moderno e inclusivo, assegurando a premissa da participação popular como preconiza a gestão Emanuel Pinheiro.

A plataforma foi desenvolvida pela própria Prefeitura de Cuiabá e possui um modelo de navegação completamente intuitivo. Nela, o cidadão pode acessar informações como agenda de debates, notícias, contatos, e ainda enviar suas propostas de acordo com cada segmento cultural. A previsão é de que o Plano esteja pronto para apreciação da Câmara Municipal de Cuiabá até fevereiro de 2023.

“A cultura é a identidade de um povo. Não há como construir uma sociedade justa, inclusiva, e forte sem que esse setor esteja incluído nas ações desenvolvidas pelo Poder Público. A cultura é importante para a sociedade, inclusive como meio de geração de emprego e renda. Então, o que a nossa gestão está fazendo é trabalhar para implementar um instrumento que irá consolidar as políticas públicas de cultura”, comentou o prefeito em exercício José Roberto Stopa.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, classificou o momento como histórico para Cuiabá. Segundo ele, o desafio a partir de agora é fazer com que a elaboração do Plano tenha ampla participação popular. Para o secretário, é fundamental que todos tenham de que o documento foi construído de forma compartilhada, passando pelo crivo de todos os segmentos culturais, da Câmara Municipal, e da sociedade em geral.

“Esse Plano é um sonho de muitos anos da classe cultural. É um sonho para todos nós cuiabanos. Precisamos pensar em cultura a longo prazo e isso só se torna efetivo quando é feito de maneira compartilhada. Então, que possamos ampliar esse debate, discutir em audiências públicas. Contamos com o apoio dos nossos servidores, do Conselho de Cultura, dos segmentos, e também dos vereadores”, finalizou Aluízio.

O ato de lançamento contou com a participação dos secretários de Governo e Comunicação, Luis Claudio, de Gestão, Ellaine Mendes, de membros do Conselho Municipal de Cultura, de entidades representativas do setor cultural de Cuiabá, e dos vereadores Mário Nadaf e Sargento Vidal.